TEORIA DA CONTABILIDADE
As teorias do patrimônio líquido influenciam os procedimentos contábeis, sendo uma referência para a apresentação das demonstrações financeiras. Isso ocorre devido ao fato de que cada teoria interpreta a posição econômica de uma entidade de maneira diferente, interferindo na sua evidenciação. Por isso a importância de estudarmos cada uma delas.
Nesse sentido, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha a melhor descrição da Teoria dos Fundos:
Na Teoria dos Fundos, são abandonadas as relações pessoais que consubstanciam a teoria do proprietário e a personalização da firma como entidade legal e econômica artificial implícitas na teoria da entidade. O fundo é o núcleo de interesse
A Teoria dos Fundos prevê que os lucros líquidos, obtidos depois de descontadas as despesas das receitas originadas, seriam de posse dos proprietários e que os ativos são direitos dos proprietários e os passivos suas obrigações
Na Teoria dos Fundos as exigibilidades são subtraídas dos ativos, ou ativos negativos; já os passivos são vistos como reservas ou restrições aos ativos, derivantes de considerações legais, equitativas, econômicas ou gerenciais.
A Teoria dos Fundos vê a corporação como um instrumento dos proprietários, ao invés de como uma entidade com vida própria separada dos acionistas (KAM, 1986), defendendo que o lucro que a empresa obtiver pertence ao proprietário.
Na Teoria dos Fundos a os valores da empresa se mistura com os valores pertencentes aos sócios.
Dentro dos critérios do princípio da continuidade, temos o tratamento de ativos da empresa em decorrência do princípio do registro pelo valor original e dentro desta particularidade os ativos da empresa sofrem um tratamento diferenciado.
IMPORTANTE: O Registro Pelo Valor Original ou Custo Original como Base de Valor como também é conhecido, é o mais antigo e discutido princípio de contabilidade. É considerado por grande parte dos estudiosos da área como consequência direta do princípio da Continuidade. Ele trata como custo de aquisição de um ativo, os insumos necessários para fabricá-lo e colocá-lo em condições de gerar benefícios para a empresa, o que representa a base de valor para a contabilidade;
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha o tratamento adequado dado aos ativos pelo princípio do registro pelo valor original.
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos não necessitam serem incorporados na empresa, ou seja, só é considerado no ativo, aquele que será imobilizado.
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos não são incorporados na empresa mesmo sendo a fonte de receita oriundo da fabricação ou serviços;
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos somente serão incorporados se houver Relevância para contabilidade;
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos são incorporados pelo preço pago para adquiri-los ou fabricá-los, considera-se o custo direto da mercadoria no momento da compra.
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos não são incorporados na contabilidade;
A estrutura conceitual básica da contabilidade conta com os princípios contábeis que são conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da Contabilidade;
Neste contexto analise a conduta da empresa Stark Tower relatada abaixo por um de seus dirigentes:
“A empresa Stark Tower, faz o controle das despesas e receitas contábeis utilizando-se do seguinte conceito: as despesas do período são aquelas que efetivamente incorreram no período independente de pagamento e as receitas são aquelas que incorreram no período independente de recebimento das mesmas”.
Neste contexto, analise as informações apresentadas e assinale abaixo a alternativa que contenha princípio contábil que está sendo praticado:
Entidade
Continuidade
Registo com base no valor original
Oportunidade
Competência
A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Assinale a alternativa que representa corretamente as técnicas que a contabilidade utiliza para alcançar seus objetivos.
Controle do patrimônio, auditoria, planejamento e orçamentos.
Auditoria, escrituração, demonstrações contábeis e análises das demonstrações contábeis.
Contabilização, auditoria, planejamento e controle do patrimônio.
Escrituração, balanços, inventários de estoques e controle do patrimônio.
Escrituração, planejamento, coordenação e controle do patrimônio.
As escolas doutrinárias de Contabilidade representam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Escola Administrativa, também denominada de Materialismos, originou-se na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa.
A escola Personalista, cujo principal pensador foi Fabio Besta, preceituava que as contas deveriam ser abertas a pessoas verdadeiras (físicas ou jurídicas), é o que denominavam de “personificação das contas”
Benedetto Cotrugli e Luca Pacioli são os pensadores expoentes da Escola Contista
Durante a escola contista criou-se em 1795, a teoria das Cinco Contas que são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
A escola contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas, ou seja, era centrada em contas.
As demonstrações contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis. Sobre a estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, julgue os itens abaixo e em seguida assinale a alternativa que contenha apenas os corretos.
I. A estrutura conceitual aplica-se à forma e ao conteúdo das informações adicionais fornecidas para atender às necessidades da administração da empresa.
II. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
III. As demonstrações contábeis são preparadas com base no pressuposto de que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações.
IV. As informações sobre assuntos complexos que dificultam a compreensibilidade para alguns usuários da contabilidade devem ser excluídas das demonstrações contábeis.
Está correto o que se afirma APENAS em:
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
II e III.
III e IV.
As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias, por exemplo, podem determinar especificamente exigências para atender a seus próprios interesses. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis elaboradas segundo esta Estrutura Conceitual. Neste contexto, ao analisar especificamente os ATIVOS da entidade, é correto afirmar que:
São representados por todos os bens e direitos da entidade.
A entidade deve ter a posse para reconhece-los.
Os ativos representam a origem de recursos próprios da entidade.
A entidade deve ter a expectativa de que eles irão trazer benefícios futuros para ela
A mensuração a valor de mercado é proibida.
Na teoria da entidade, a empresa é vista tendo existência, ou mesmo personalidade, separada. Os fundadores e proprietários não são necessariamente identificados com a existência da empresa. Essa relação encontra apoio legal e institucional na sociedade por ações, mas também é encontrada em outras formas de organização de empresas. Empréstimos e investimentos de capital eram tratados pelos teóricos da época como fontes de capital, detalhados pelos ativos da sociedade. Obteve-se, então, um resultado pelo gerenciamento dos ativos que não seria afeto ao proprietário, mas à entidade, ou seja, o lucro é a razão para existência da empresa.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha a principal diferença entre passivos e direitos dos acionistas.
não há diferenças entre eles, mas vez que os lucros são repassados de maneira igualitária entre eles
direitos dos credores determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional
os direitos dos credores podem ser avaliados independentemente de outros valores e os lucros somente serão repassados aos acionistas após os cumprimentos das obrigações legais para com os credores.
direito dos credores é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
direito dos credores é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
O profissional contábil evoluiu bastante ao longo da história da contabilidade. Em um primeiro momento, em meados das décadas de 50 e 60, era conhecido como Guarda Livros e sua função era escriturar as operações ocorridas à época, de forma manual nos livros contábeis. Com a evolução da profissão, a partir da década de 70, tivemos a divisão da profissão em dois cargos distintos, o Técnico em Contabilidade e o Contador. Atualmente o contador é visto como Consultor de Negócios pois trata-se de um profissional muito mais dinâmico, visto que deve entender de outros assuntos correlatos como recursos humanos, economia, marketing, etc, de forma a produzir informações cada vez mais relevantes para que seus usuários possam tomar decisões seguras e assertivas. Esta evolução trouxe consigo um novo ambiente operacional e novas premissas operacionais onde a globalização e a tecnologia permeiam o mundo contábil.
Assinale abaixo a alternativa que contenha as novas premissas operacionais as quais o profissional contábil está inserido atualmente:
Processo interfuncional, afastamento de clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processos independentes, sem ligação entre os setores; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com no máximo dois segmentos de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com um único segmento de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Julgue os itens abaixo referentes às escolas doutrinárias de Contabilidade e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. A Escola Patrimonialista teve sua origem na Itália ficando restrita ao Continente Europeu, haja vista que no continente americano a Escola Norte-Americana era predominante na época.
II. O Neopatrimonialismo é uma doutrina contábil contemporânea originada pela união de diversos pensadores contábeis, notadamente do continente europeu.
III. A Escola Italiana possui como base de estudo a economia aziendal. Seu principal pensador foi Gino Zappa.
Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):
Na Teoria dos Fundos, são abandonadas as relações pessoais que consubstanciam a teoria do proprietário e a personalização da firma como entidade legal e econômica artificial implícitas na teoria da entidade. O fundo é o núcleo de interesse
A Teoria dos Fundos prevê que os lucros líquidos, obtidos depois de descontadas as despesas das receitas originadas, seriam de posse dos proprietários e que os ativos são direitos dos proprietários e os passivos suas obrigações
Na Teoria dos Fundos as exigibilidades são subtraídas dos ativos, ou ativos negativos; já os passivos são vistos como reservas ou restrições aos ativos, derivantes de considerações legais, equitativas, econômicas ou gerenciais.
A Teoria dos Fundos vê a corporação como um instrumento dos proprietários, ao invés de como uma entidade com vida própria separada dos acionistas (KAM, 1986), defendendo que o lucro que a empresa obtiver pertence ao proprietário.
Na Teoria dos Fundos a os valores da empresa se mistura com os valores pertencentes aos sócios.
Dentro dos critérios do princípio da continuidade, temos o tratamento de ativos da empresa em decorrência do princípio do registro pelo valor original e dentro desta particularidade os ativos da empresa sofrem um tratamento diferenciado.
IMPORTANTE: O Registro Pelo Valor Original ou Custo Original como Base de Valor como também é conhecido, é o mais antigo e discutido princípio de contabilidade. É considerado por grande parte dos estudiosos da área como consequência direta do princípio da Continuidade. Ele trata como custo de aquisição de um ativo, os insumos necessários para fabricá-lo e colocá-lo em condições de gerar benefícios para a empresa, o que representa a base de valor para a contabilidade;
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha o tratamento adequado dado aos ativos pelo princípio do registro pelo valor original.
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos não necessitam serem incorporados na empresa, ou seja, só é considerado no ativo, aquele que será imobilizado.
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos não são incorporados na empresa mesmo sendo a fonte de receita oriundo da fabricação ou serviços;
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos somente serão incorporados se houver Relevância para contabilidade;
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos são incorporados pelo preço pago para adquiri-los ou fabricá-los, considera-se o custo direto da mercadoria no momento da compra.
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos não são incorporados na contabilidade;
A estrutura conceitual básica da contabilidade conta com os princípios contábeis que são conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da Contabilidade;
Neste contexto analise a conduta da empresa Stark Tower relatada abaixo por um de seus dirigentes:
“A empresa Stark Tower, faz o controle das despesas e receitas contábeis utilizando-se do seguinte conceito: as despesas do período são aquelas que efetivamente incorreram no período independente de pagamento e as receitas são aquelas que incorreram no período independente de recebimento das mesmas”.
Neste contexto, analise as informações apresentadas e assinale abaixo a alternativa que contenha princípio contábil que está sendo praticado:
Entidade
Continuidade
Registo com base no valor original
Oportunidade
Competência
A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Assinale a alternativa que representa corretamente as técnicas que a contabilidade utiliza para alcançar seus objetivos.
Controle do patrimônio, auditoria, planejamento e orçamentos.
Auditoria, escrituração, demonstrações contábeis e análises das demonstrações contábeis.
Contabilização, auditoria, planejamento e controle do patrimônio.
Escrituração, balanços, inventários de estoques e controle do patrimônio.
Escrituração, planejamento, coordenação e controle do patrimônio.
As escolas doutrinárias de Contabilidade representam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Escola Administrativa, também denominada de Materialismos, originou-se na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa.
A escola Personalista, cujo principal pensador foi Fabio Besta, preceituava que as contas deveriam ser abertas a pessoas verdadeiras (físicas ou jurídicas), é o que denominavam de “personificação das contas”
Benedetto Cotrugli e Luca Pacioli são os pensadores expoentes da Escola Contista
Durante a escola contista criou-se em 1795, a teoria das Cinco Contas que são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
A escola contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas, ou seja, era centrada em contas.
As demonstrações contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis. Sobre a estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, julgue os itens abaixo e em seguida assinale a alternativa que contenha apenas os corretos.
I. A estrutura conceitual aplica-se à forma e ao conteúdo das informações adicionais fornecidas para atender às necessidades da administração da empresa.
II. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
III. As demonstrações contábeis são preparadas com base no pressuposto de que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações.
IV. As informações sobre assuntos complexos que dificultam a compreensibilidade para alguns usuários da contabilidade devem ser excluídas das demonstrações contábeis.
Está correto o que se afirma APENAS em:
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
II e III.
III e IV.
As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias, por exemplo, podem determinar especificamente exigências para atender a seus próprios interesses. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis elaboradas segundo esta Estrutura Conceitual. Neste contexto, ao analisar especificamente os ATIVOS da entidade, é correto afirmar que:
São representados por todos os bens e direitos da entidade.
A entidade deve ter a posse para reconhece-los.
Os ativos representam a origem de recursos próprios da entidade.
A entidade deve ter a expectativa de que eles irão trazer benefícios futuros para ela
A mensuração a valor de mercado é proibida.
Na teoria da entidade, a empresa é vista tendo existência, ou mesmo personalidade, separada. Os fundadores e proprietários não são necessariamente identificados com a existência da empresa. Essa relação encontra apoio legal e institucional na sociedade por ações, mas também é encontrada em outras formas de organização de empresas. Empréstimos e investimentos de capital eram tratados pelos teóricos da época como fontes de capital, detalhados pelos ativos da sociedade. Obteve-se, então, um resultado pelo gerenciamento dos ativos que não seria afeto ao proprietário, mas à entidade, ou seja, o lucro é a razão para existência da empresa.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha a principal diferença entre passivos e direitos dos acionistas.
não há diferenças entre eles, mas vez que os lucros são repassados de maneira igualitária entre eles
direitos dos credores determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional
os direitos dos credores podem ser avaliados independentemente de outros valores e os lucros somente serão repassados aos acionistas após os cumprimentos das obrigações legais para com os credores.
direito dos credores é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
direito dos credores é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
O profissional contábil evoluiu bastante ao longo da história da contabilidade. Em um primeiro momento, em meados das décadas de 50 e 60, era conhecido como Guarda Livros e sua função era escriturar as operações ocorridas à época, de forma manual nos livros contábeis. Com a evolução da profissão, a partir da década de 70, tivemos a divisão da profissão em dois cargos distintos, o Técnico em Contabilidade e o Contador. Atualmente o contador é visto como Consultor de Negócios pois trata-se de um profissional muito mais dinâmico, visto que deve entender de outros assuntos correlatos como recursos humanos, economia, marketing, etc, de forma a produzir informações cada vez mais relevantes para que seus usuários possam tomar decisões seguras e assertivas. Esta evolução trouxe consigo um novo ambiente operacional e novas premissas operacionais onde a globalização e a tecnologia permeiam o mundo contábil.
Assinale abaixo a alternativa que contenha as novas premissas operacionais as quais o profissional contábil está inserido atualmente:
Processo interfuncional, afastamento de clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processos independentes, sem ligação entre os setores; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com no máximo dois segmentos de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com um único segmento de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Julgue os itens abaixo referentes às escolas doutrinárias de Contabilidade e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. A Escola Patrimonialista teve sua origem na Itália ficando restrita ao Continente Europeu, haja vista que no continente americano a Escola Norte-Americana era predominante na época.
II. O Neopatrimonialismo é uma doutrina contábil contemporânea originada pela união de diversos pensadores contábeis, notadamente do continente europeu.
III. A Escola Italiana possui como base de estudo a economia aziendal. Seu principal pensador foi Gino Zappa.
Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos não necessitam serem incorporados na empresa, ou seja, só é considerado no ativo, aquele que será imobilizado.
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos não são incorporados na empresa mesmo sendo a fonte de receita oriundo da fabricação ou serviços;
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos somente serão incorporados se houver Relevância para contabilidade;
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos são incorporados pelo preço pago para adquiri-los ou fabricá-los, considera-se o custo direto da mercadoria no momento da compra.
Segundo o tratamento da contabilidade utilizando o princípio do registro pelo valor original, os ativos não são incorporados na contabilidade;
A estrutura conceitual básica da contabilidade conta com os princípios contábeis que são conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da Contabilidade;
Neste contexto analise a conduta da empresa Stark Tower relatada abaixo por um de seus dirigentes:
“A empresa Stark Tower, faz o controle das despesas e receitas contábeis utilizando-se do seguinte conceito: as despesas do período são aquelas que efetivamente incorreram no período independente de pagamento e as receitas são aquelas que incorreram no período independente de recebimento das mesmas”.
Neste contexto, analise as informações apresentadas e assinale abaixo a alternativa que contenha princípio contábil que está sendo praticado:
Entidade
Continuidade
Registo com base no valor original
Oportunidade
Competência
A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Assinale a alternativa que representa corretamente as técnicas que a contabilidade utiliza para alcançar seus objetivos.
Controle do patrimônio, auditoria, planejamento e orçamentos.
Auditoria, escrituração, demonstrações contábeis e análises das demonstrações contábeis.
Contabilização, auditoria, planejamento e controle do patrimônio.
Escrituração, balanços, inventários de estoques e controle do patrimônio.
Escrituração, planejamento, coordenação e controle do patrimônio.
As escolas doutrinárias de Contabilidade representam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Escola Administrativa, também denominada de Materialismos, originou-se na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa.
A escola Personalista, cujo principal pensador foi Fabio Besta, preceituava que as contas deveriam ser abertas a pessoas verdadeiras (físicas ou jurídicas), é o que denominavam de “personificação das contas”
Benedetto Cotrugli e Luca Pacioli são os pensadores expoentes da Escola Contista
Durante a escola contista criou-se em 1795, a teoria das Cinco Contas que são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
A escola contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas, ou seja, era centrada em contas.
As demonstrações contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis. Sobre a estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, julgue os itens abaixo e em seguida assinale a alternativa que contenha apenas os corretos.
I. A estrutura conceitual aplica-se à forma e ao conteúdo das informações adicionais fornecidas para atender às necessidades da administração da empresa.
II. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
III. As demonstrações contábeis são preparadas com base no pressuposto de que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações.
IV. As informações sobre assuntos complexos que dificultam a compreensibilidade para alguns usuários da contabilidade devem ser excluídas das demonstrações contábeis.
Está correto o que se afirma APENAS em:
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
II e III.
III e IV.
As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias, por exemplo, podem determinar especificamente exigências para atender a seus próprios interesses. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis elaboradas segundo esta Estrutura Conceitual. Neste contexto, ao analisar especificamente os ATIVOS da entidade, é correto afirmar que:
São representados por todos os bens e direitos da entidade.
A entidade deve ter a posse para reconhece-los.
Os ativos representam a origem de recursos próprios da entidade.
A entidade deve ter a expectativa de que eles irão trazer benefícios futuros para ela
A mensuração a valor de mercado é proibida.
Na teoria da entidade, a empresa é vista tendo existência, ou mesmo personalidade, separada. Os fundadores e proprietários não são necessariamente identificados com a existência da empresa. Essa relação encontra apoio legal e institucional na sociedade por ações, mas também é encontrada em outras formas de organização de empresas. Empréstimos e investimentos de capital eram tratados pelos teóricos da época como fontes de capital, detalhados pelos ativos da sociedade. Obteve-se, então, um resultado pelo gerenciamento dos ativos que não seria afeto ao proprietário, mas à entidade, ou seja, o lucro é a razão para existência da empresa.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha a principal diferença entre passivos e direitos dos acionistas.
não há diferenças entre eles, mas vez que os lucros são repassados de maneira igualitária entre eles
direitos dos credores determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional
os direitos dos credores podem ser avaliados independentemente de outros valores e os lucros somente serão repassados aos acionistas após os cumprimentos das obrigações legais para com os credores.
direito dos credores é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
direito dos credores é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
O profissional contábil evoluiu bastante ao longo da história da contabilidade. Em um primeiro momento, em meados das décadas de 50 e 60, era conhecido como Guarda Livros e sua função era escriturar as operações ocorridas à época, de forma manual nos livros contábeis. Com a evolução da profissão, a partir da década de 70, tivemos a divisão da profissão em dois cargos distintos, o Técnico em Contabilidade e o Contador. Atualmente o contador é visto como Consultor de Negócios pois trata-se de um profissional muito mais dinâmico, visto que deve entender de outros assuntos correlatos como recursos humanos, economia, marketing, etc, de forma a produzir informações cada vez mais relevantes para que seus usuários possam tomar decisões seguras e assertivas. Esta evolução trouxe consigo um novo ambiente operacional e novas premissas operacionais onde a globalização e a tecnologia permeiam o mundo contábil.
Assinale abaixo a alternativa que contenha as novas premissas operacionais as quais o profissional contábil está inserido atualmente:
Processo interfuncional, afastamento de clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processos independentes, sem ligação entre os setores; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com no máximo dois segmentos de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com um único segmento de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Julgue os itens abaixo referentes às escolas doutrinárias de Contabilidade e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. A Escola Patrimonialista teve sua origem na Itália ficando restrita ao Continente Europeu, haja vista que no continente americano a Escola Norte-Americana era predominante na época.
II. O Neopatrimonialismo é uma doutrina contábil contemporânea originada pela união de diversos pensadores contábeis, notadamente do continente europeu.
III. A Escola Italiana possui como base de estudo a economia aziendal. Seu principal pensador foi Gino Zappa.
Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):
Entidade
Continuidade
Registo com base no valor original
Oportunidade
Competência
A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Assinale a alternativa que representa corretamente as técnicas que a contabilidade utiliza para alcançar seus objetivos.
Controle do patrimônio, auditoria, planejamento e orçamentos.
Auditoria, escrituração, demonstrações contábeis e análises das demonstrações contábeis.
Contabilização, auditoria, planejamento e controle do patrimônio.
Escrituração, balanços, inventários de estoques e controle do patrimônio.
Escrituração, planejamento, coordenação e controle do patrimônio.
As escolas doutrinárias de Contabilidade representam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Escola Administrativa, também denominada de Materialismos, originou-se na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa.
A escola Personalista, cujo principal pensador foi Fabio Besta, preceituava que as contas deveriam ser abertas a pessoas verdadeiras (físicas ou jurídicas), é o que denominavam de “personificação das contas”
Benedetto Cotrugli e Luca Pacioli são os pensadores expoentes da Escola Contista
Durante a escola contista criou-se em 1795, a teoria das Cinco Contas que são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
A escola contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas, ou seja, era centrada em contas.
As demonstrações contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis. Sobre a estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, julgue os itens abaixo e em seguida assinale a alternativa que contenha apenas os corretos.
I. A estrutura conceitual aplica-se à forma e ao conteúdo das informações adicionais fornecidas para atender às necessidades da administração da empresa.
II. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
III. As demonstrações contábeis são preparadas com base no pressuposto de que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações.
IV. As informações sobre assuntos complexos que dificultam a compreensibilidade para alguns usuários da contabilidade devem ser excluídas das demonstrações contábeis.
Está correto o que se afirma APENAS em:
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
II e III.
III e IV.
As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias, por exemplo, podem determinar especificamente exigências para atender a seus próprios interesses. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis elaboradas segundo esta Estrutura Conceitual. Neste contexto, ao analisar especificamente os ATIVOS da entidade, é correto afirmar que:
São representados por todos os bens e direitos da entidade.
A entidade deve ter a posse para reconhece-los.
Os ativos representam a origem de recursos próprios da entidade.
A entidade deve ter a expectativa de que eles irão trazer benefícios futuros para ela
A mensuração a valor de mercado é proibida.
Na teoria da entidade, a empresa é vista tendo existência, ou mesmo personalidade, separada. Os fundadores e proprietários não são necessariamente identificados com a existência da empresa. Essa relação encontra apoio legal e institucional na sociedade por ações, mas também é encontrada em outras formas de organização de empresas. Empréstimos e investimentos de capital eram tratados pelos teóricos da época como fontes de capital, detalhados pelos ativos da sociedade. Obteve-se, então, um resultado pelo gerenciamento dos ativos que não seria afeto ao proprietário, mas à entidade, ou seja, o lucro é a razão para existência da empresa.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha a principal diferença entre passivos e direitos dos acionistas.
não há diferenças entre eles, mas vez que os lucros são repassados de maneira igualitária entre eles
direitos dos credores determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional
os direitos dos credores podem ser avaliados independentemente de outros valores e os lucros somente serão repassados aos acionistas após os cumprimentos das obrigações legais para com os credores.
direito dos credores é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
direito dos credores é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
O profissional contábil evoluiu bastante ao longo da história da contabilidade. Em um primeiro momento, em meados das décadas de 50 e 60, era conhecido como Guarda Livros e sua função era escriturar as operações ocorridas à época, de forma manual nos livros contábeis. Com a evolução da profissão, a partir da década de 70, tivemos a divisão da profissão em dois cargos distintos, o Técnico em Contabilidade e o Contador. Atualmente o contador é visto como Consultor de Negócios pois trata-se de um profissional muito mais dinâmico, visto que deve entender de outros assuntos correlatos como recursos humanos, economia, marketing, etc, de forma a produzir informações cada vez mais relevantes para que seus usuários possam tomar decisões seguras e assertivas. Esta evolução trouxe consigo um novo ambiente operacional e novas premissas operacionais onde a globalização e a tecnologia permeiam o mundo contábil.
Assinale abaixo a alternativa que contenha as novas premissas operacionais as quais o profissional contábil está inserido atualmente:
Processo interfuncional, afastamento de clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processos independentes, sem ligação entre os setores; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com no máximo dois segmentos de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com um único segmento de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Julgue os itens abaixo referentes às escolas doutrinárias de Contabilidade e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. A Escola Patrimonialista teve sua origem na Itália ficando restrita ao Continente Europeu, haja vista que no continente americano a Escola Norte-Americana era predominante na época.
II. O Neopatrimonialismo é uma doutrina contábil contemporânea originada pela união de diversos pensadores contábeis, notadamente do continente europeu.
III. A Escola Italiana possui como base de estudo a economia aziendal. Seu principal pensador foi Gino Zappa.
Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):
Controle do patrimônio, auditoria, planejamento e orçamentos.
Auditoria, escrituração, demonstrações contábeis e análises das demonstrações contábeis.
Contabilização, auditoria, planejamento e controle do patrimônio.
Escrituração, balanços, inventários de estoques e controle do patrimônio.
Escrituração, planejamento, coordenação e controle do patrimônio.
As escolas doutrinárias de Contabilidade representam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Escola Administrativa, também denominada de Materialismos, originou-se na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa.
A escola Personalista, cujo principal pensador foi Fabio Besta, preceituava que as contas deveriam ser abertas a pessoas verdadeiras (físicas ou jurídicas), é o que denominavam de “personificação das contas”
Benedetto Cotrugli e Luca Pacioli são os pensadores expoentes da Escola Contista
Durante a escola contista criou-se em 1795, a teoria das Cinco Contas que são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
A escola contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas, ou seja, era centrada em contas.
As demonstrações contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis. Sobre a estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, julgue os itens abaixo e em seguida assinale a alternativa que contenha apenas os corretos.
I. A estrutura conceitual aplica-se à forma e ao conteúdo das informações adicionais fornecidas para atender às necessidades da administração da empresa.
II. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
III. As demonstrações contábeis são preparadas com base no pressuposto de que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações.
IV. As informações sobre assuntos complexos que dificultam a compreensibilidade para alguns usuários da contabilidade devem ser excluídas das demonstrações contábeis.
Está correto o que se afirma APENAS em:
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
II e III.
III e IV.
As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias, por exemplo, podem determinar especificamente exigências para atender a seus próprios interesses. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis elaboradas segundo esta Estrutura Conceitual. Neste contexto, ao analisar especificamente os ATIVOS da entidade, é correto afirmar que:
São representados por todos os bens e direitos da entidade.
A entidade deve ter a posse para reconhece-los.
Os ativos representam a origem de recursos próprios da entidade.
A entidade deve ter a expectativa de que eles irão trazer benefícios futuros para ela
A mensuração a valor de mercado é proibida.
Na teoria da entidade, a empresa é vista tendo existência, ou mesmo personalidade, separada. Os fundadores e proprietários não são necessariamente identificados com a existência da empresa. Essa relação encontra apoio legal e institucional na sociedade por ações, mas também é encontrada em outras formas de organização de empresas. Empréstimos e investimentos de capital eram tratados pelos teóricos da época como fontes de capital, detalhados pelos ativos da sociedade. Obteve-se, então, um resultado pelo gerenciamento dos ativos que não seria afeto ao proprietário, mas à entidade, ou seja, o lucro é a razão para existência da empresa.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha a principal diferença entre passivos e direitos dos acionistas.
não há diferenças entre eles, mas vez que os lucros são repassados de maneira igualitária entre eles
direitos dos credores determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional
os direitos dos credores podem ser avaliados independentemente de outros valores e os lucros somente serão repassados aos acionistas após os cumprimentos das obrigações legais para com os credores.
direito dos credores é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
direito dos credores é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
O profissional contábil evoluiu bastante ao longo da história da contabilidade. Em um primeiro momento, em meados das décadas de 50 e 60, era conhecido como Guarda Livros e sua função era escriturar as operações ocorridas à época, de forma manual nos livros contábeis. Com a evolução da profissão, a partir da década de 70, tivemos a divisão da profissão em dois cargos distintos, o Técnico em Contabilidade e o Contador. Atualmente o contador é visto como Consultor de Negócios pois trata-se de um profissional muito mais dinâmico, visto que deve entender de outros assuntos correlatos como recursos humanos, economia, marketing, etc, de forma a produzir informações cada vez mais relevantes para que seus usuários possam tomar decisões seguras e assertivas. Esta evolução trouxe consigo um novo ambiente operacional e novas premissas operacionais onde a globalização e a tecnologia permeiam o mundo contábil.
Assinale abaixo a alternativa que contenha as novas premissas operacionais as quais o profissional contábil está inserido atualmente:
Processo interfuncional, afastamento de clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processos independentes, sem ligação entre os setores; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com no máximo dois segmentos de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com um único segmento de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Julgue os itens abaixo referentes às escolas doutrinárias de Contabilidade e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. A Escola Patrimonialista teve sua origem na Itália ficando restrita ao Continente Europeu, haja vista que no continente americano a Escola Norte-Americana era predominante na época.
II. O Neopatrimonialismo é uma doutrina contábil contemporânea originada pela união de diversos pensadores contábeis, notadamente do continente europeu.
III. A Escola Italiana possui como base de estudo a economia aziendal. Seu principal pensador foi Gino Zappa.
Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):
A Escola Administrativa, também denominada de Materialismos, originou-se na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa.
A escola Personalista, cujo principal pensador foi Fabio Besta, preceituava que as contas deveriam ser abertas a pessoas verdadeiras (físicas ou jurídicas), é o que denominavam de “personificação das contas”
Benedetto Cotrugli e Luca Pacioli são os pensadores expoentes da Escola Contista
Durante a escola contista criou-se em 1795, a teoria das Cinco Contas que são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
A escola contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas, ou seja, era centrada em contas.
As demonstrações contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis. Sobre a estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, julgue os itens abaixo e em seguida assinale a alternativa que contenha apenas os corretos.
I. A estrutura conceitual aplica-se à forma e ao conteúdo das informações adicionais fornecidas para atender às necessidades da administração da empresa.
II. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
III. As demonstrações contábeis são preparadas com base no pressuposto de que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações.
IV. As informações sobre assuntos complexos que dificultam a compreensibilidade para alguns usuários da contabilidade devem ser excluídas das demonstrações contábeis.
Está correto o que se afirma APENAS em:
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
II e III.
III e IV.
As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias, por exemplo, podem determinar especificamente exigências para atender a seus próprios interesses. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis elaboradas segundo esta Estrutura Conceitual. Neste contexto, ao analisar especificamente os ATIVOS da entidade, é correto afirmar que:
São representados por todos os bens e direitos da entidade.
A entidade deve ter a posse para reconhece-los.
Os ativos representam a origem de recursos próprios da entidade.
A entidade deve ter a expectativa de que eles irão trazer benefícios futuros para ela
A mensuração a valor de mercado é proibida.
Na teoria da entidade, a empresa é vista tendo existência, ou mesmo personalidade, separada. Os fundadores e proprietários não são necessariamente identificados com a existência da empresa. Essa relação encontra apoio legal e institucional na sociedade por ações, mas também é encontrada em outras formas de organização de empresas. Empréstimos e investimentos de capital eram tratados pelos teóricos da época como fontes de capital, detalhados pelos ativos da sociedade. Obteve-se, então, um resultado pelo gerenciamento dos ativos que não seria afeto ao proprietário, mas à entidade, ou seja, o lucro é a razão para existência da empresa.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha a principal diferença entre passivos e direitos dos acionistas.
não há diferenças entre eles, mas vez que os lucros são repassados de maneira igualitária entre eles
direitos dos credores determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional
os direitos dos credores podem ser avaliados independentemente de outros valores e os lucros somente serão repassados aos acionistas após os cumprimentos das obrigações legais para com os credores.
direito dos credores é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
direito dos credores é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
O profissional contábil evoluiu bastante ao longo da história da contabilidade. Em um primeiro momento, em meados das décadas de 50 e 60, era conhecido como Guarda Livros e sua função era escriturar as operações ocorridas à época, de forma manual nos livros contábeis. Com a evolução da profissão, a partir da década de 70, tivemos a divisão da profissão em dois cargos distintos, o Técnico em Contabilidade e o Contador. Atualmente o contador é visto como Consultor de Negócios pois trata-se de um profissional muito mais dinâmico, visto que deve entender de outros assuntos correlatos como recursos humanos, economia, marketing, etc, de forma a produzir informações cada vez mais relevantes para que seus usuários possam tomar decisões seguras e assertivas. Esta evolução trouxe consigo um novo ambiente operacional e novas premissas operacionais onde a globalização e a tecnologia permeiam o mundo contábil.
Assinale abaixo a alternativa que contenha as novas premissas operacionais as quais o profissional contábil está inserido atualmente:
Processo interfuncional, afastamento de clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processos independentes, sem ligação entre os setores; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com no máximo dois segmentos de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com um único segmento de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Julgue os itens abaixo referentes às escolas doutrinárias de Contabilidade e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. A Escola Patrimonialista teve sua origem na Itália ficando restrita ao Continente Europeu, haja vista que no continente americano a Escola Norte-Americana era predominante na época.
II. O Neopatrimonialismo é uma doutrina contábil contemporânea originada pela união de diversos pensadores contábeis, notadamente do continente europeu.
III. A Escola Italiana possui como base de estudo a economia aziendal. Seu principal pensador foi Gino Zappa.
Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
II e III.
III e IV.
As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias, por exemplo, podem determinar especificamente exigências para atender a seus próprios interesses. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis elaboradas segundo esta Estrutura Conceitual. Neste contexto, ao analisar especificamente os ATIVOS da entidade, é correto afirmar que:
São representados por todos os bens e direitos da entidade.
A entidade deve ter a posse para reconhece-los.
Os ativos representam a origem de recursos próprios da entidade.
A entidade deve ter a expectativa de que eles irão trazer benefícios futuros para ela
A mensuração a valor de mercado é proibida.
Na teoria da entidade, a empresa é vista tendo existência, ou mesmo personalidade, separada. Os fundadores e proprietários não são necessariamente identificados com a existência da empresa. Essa relação encontra apoio legal e institucional na sociedade por ações, mas também é encontrada em outras formas de organização de empresas. Empréstimos e investimentos de capital eram tratados pelos teóricos da época como fontes de capital, detalhados pelos ativos da sociedade. Obteve-se, então, um resultado pelo gerenciamento dos ativos que não seria afeto ao proprietário, mas à entidade, ou seja, o lucro é a razão para existência da empresa.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha a principal diferença entre passivos e direitos dos acionistas.
não há diferenças entre eles, mas vez que os lucros são repassados de maneira igualitária entre eles
direitos dos credores determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional
os direitos dos credores podem ser avaliados independentemente de outros valores e os lucros somente serão repassados aos acionistas após os cumprimentos das obrigações legais para com os credores.
direito dos credores é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
direito dos credores é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
O profissional contábil evoluiu bastante ao longo da história da contabilidade. Em um primeiro momento, em meados das décadas de 50 e 60, era conhecido como Guarda Livros e sua função era escriturar as operações ocorridas à época, de forma manual nos livros contábeis. Com a evolução da profissão, a partir da década de 70, tivemos a divisão da profissão em dois cargos distintos, o Técnico em Contabilidade e o Contador. Atualmente o contador é visto como Consultor de Negócios pois trata-se de um profissional muito mais dinâmico, visto que deve entender de outros assuntos correlatos como recursos humanos, economia, marketing, etc, de forma a produzir informações cada vez mais relevantes para que seus usuários possam tomar decisões seguras e assertivas. Esta evolução trouxe consigo um novo ambiente operacional e novas premissas operacionais onde a globalização e a tecnologia permeiam o mundo contábil.
Assinale abaixo a alternativa que contenha as novas premissas operacionais as quais o profissional contábil está inserido atualmente:
Processo interfuncional, afastamento de clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processos independentes, sem ligação entre os setores; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com no máximo dois segmentos de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com um único segmento de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Julgue os itens abaixo referentes às escolas doutrinárias de Contabilidade e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. A Escola Patrimonialista teve sua origem na Itália ficando restrita ao Continente Europeu, haja vista que no continente americano a Escola Norte-Americana era predominante na época.
II. O Neopatrimonialismo é uma doutrina contábil contemporânea originada pela união de diversos pensadores contábeis, notadamente do continente europeu.
III. A Escola Italiana possui como base de estudo a economia aziendal. Seu principal pensador foi Gino Zappa.
Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):
São representados por todos os bens e direitos da entidade.
A entidade deve ter a posse para reconhece-los.
Os ativos representam a origem de recursos próprios da entidade.
A entidade deve ter a expectativa de que eles irão trazer benefícios futuros para ela
A mensuração a valor de mercado é proibida.
Na teoria da entidade, a empresa é vista tendo existência, ou mesmo personalidade, separada. Os fundadores e proprietários não são necessariamente identificados com a existência da empresa. Essa relação encontra apoio legal e institucional na sociedade por ações, mas também é encontrada em outras formas de organização de empresas. Empréstimos e investimentos de capital eram tratados pelos teóricos da época como fontes de capital, detalhados pelos ativos da sociedade. Obteve-se, então, um resultado pelo gerenciamento dos ativos que não seria afeto ao proprietário, mas à entidade, ou seja, o lucro é a razão para existência da empresa.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha a principal diferença entre passivos e direitos dos acionistas.
não há diferenças entre eles, mas vez que os lucros são repassados de maneira igualitária entre eles
direitos dos credores determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional
os direitos dos credores podem ser avaliados independentemente de outros valores e os lucros somente serão repassados aos acionistas após os cumprimentos das obrigações legais para com os credores.
direito dos credores é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
direito dos credores é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
O profissional contábil evoluiu bastante ao longo da história da contabilidade. Em um primeiro momento, em meados das décadas de 50 e 60, era conhecido como Guarda Livros e sua função era escriturar as operações ocorridas à época, de forma manual nos livros contábeis. Com a evolução da profissão, a partir da década de 70, tivemos a divisão da profissão em dois cargos distintos, o Técnico em Contabilidade e o Contador. Atualmente o contador é visto como Consultor de Negócios pois trata-se de um profissional muito mais dinâmico, visto que deve entender de outros assuntos correlatos como recursos humanos, economia, marketing, etc, de forma a produzir informações cada vez mais relevantes para que seus usuários possam tomar decisões seguras e assertivas. Esta evolução trouxe consigo um novo ambiente operacional e novas premissas operacionais onde a globalização e a tecnologia permeiam o mundo contábil.
Assinale abaixo a alternativa que contenha as novas premissas operacionais as quais o profissional contábil está inserido atualmente:
Processo interfuncional, afastamento de clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processos independentes, sem ligação entre os setores; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com no máximo dois segmentos de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com um único segmento de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Julgue os itens abaixo referentes às escolas doutrinárias de Contabilidade e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. A Escola Patrimonialista teve sua origem na Itália ficando restrita ao Continente Europeu, haja vista que no continente americano a Escola Norte-Americana era predominante na época.
II. O Neopatrimonialismo é uma doutrina contábil contemporânea originada pela união de diversos pensadores contábeis, notadamente do continente europeu.
III. A Escola Italiana possui como base de estudo a economia aziendal. Seu principal pensador foi Gino Zappa.
Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):
não há diferenças entre eles, mas vez que os lucros são repassados de maneira igualitária entre eles
direitos dos credores determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional
os direitos dos credores podem ser avaliados independentemente de outros valores e os lucros somente serão repassados aos acionistas após os cumprimentos das obrigações legais para com os credores.
direito dos credores é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
direito dos credores é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
O profissional contábil evoluiu bastante ao longo da história da contabilidade. Em um primeiro momento, em meados das décadas de 50 e 60, era conhecido como Guarda Livros e sua função era escriturar as operações ocorridas à época, de forma manual nos livros contábeis. Com a evolução da profissão, a partir da década de 70, tivemos a divisão da profissão em dois cargos distintos, o Técnico em Contabilidade e o Contador. Atualmente o contador é visto como Consultor de Negócios pois trata-se de um profissional muito mais dinâmico, visto que deve entender de outros assuntos correlatos como recursos humanos, economia, marketing, etc, de forma a produzir informações cada vez mais relevantes para que seus usuários possam tomar decisões seguras e assertivas. Esta evolução trouxe consigo um novo ambiente operacional e novas premissas operacionais onde a globalização e a tecnologia permeiam o mundo contábil.
Assinale abaixo a alternativa que contenha as novas premissas operacionais as quais o profissional contábil está inserido atualmente:
Processo interfuncional, afastamento de clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processos independentes, sem ligação entre os setores; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com no máximo dois segmentos de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com um único segmento de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Julgue os itens abaixo referentes às escolas doutrinárias de Contabilidade e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. A Escola Patrimonialista teve sua origem na Itália ficando restrita ao Continente Europeu, haja vista que no continente americano a Escola Norte-Americana era predominante na época.
II. O Neopatrimonialismo é uma doutrina contábil contemporânea originada pela união de diversos pensadores contábeis, notadamente do continente europeu.
III. A Escola Italiana possui como base de estudo a economia aziendal. Seu principal pensador foi Gino Zappa.
Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):
Processo interfuncional, afastamento de clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processos independentes, sem ligação entre os setores; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com no máximo dois segmentos de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.
Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com um único segmento de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.